Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

FEIRA DO LIVRO 2012

  
   Nesta sexta, dia 1º de junho, os alunos dos primeiros anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Peracchi de Barcellos - Canoas, juntamente com suas professoras e algumas mamães convidadas a nos ajudar, visitamos a Feira do Livro de Canoas.
   Momento significativo e de muitas aprendizagens.
   Enquanto estávamos a caminho da feira no ônibus, ouvíamos o tempo todo muitos comentários das crianças à respeito do viam: Cemitério "lugar de enterramento de pessoas mortas", hospital "já vim aqui quando estava doente" e "minha mãe tem Unimed daí eu tenho médico bom", bombeiros "eu não tenho dos bombeiros", ... e assim fomos até nosso destino.
   As crianças foram preparadas previamente para esse momento e a expectativa era muito grande. Praticamente todos os alunos levaram um dinheirinho para adquirirem livros.
   O trabalho com a literatura infantil pode trazer muitas contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando assim a formar leitores. Ela desperta o mundo imaginário das crianças. Baseada na ideia de Jacqueline Held (1980), autora voltada aos estudos sobre o imaginário infantil, se faz necessário pais e educadores darem às crianças muita leitura para o prazer, porque

o papel do fantástico não é, de maneira alguma, dar à criança receitas de saber e de ação, por mais exatas que sejam. A literatura fantástica e poética é, antes de tudo indissociavelmente, fonte de maravilhamento e de reflexão pessoal, fonte de espírito crítico, porque toda descoberta de beleza nos torna exigentes e, pois, mais críticos diante do mundo. (Held, 1980)
   
   Nossa atividade na feira era uma contação de história com a professora Vera Hoffman. Ela nos trouxe uma belíssima obra da querida Ruth Rocha chamada Como se fosse dinheiro.

   Seguem as fotos

No ônibus

                  
Chegando na Feira


         Nos acomodando para a contação de história




Hora de ouvir a história Como se fosse dinheiro, da Ruth Rocha contada por Vera Hoffman








Professora Daniele representando a D. Julia, diretora da escola na história





Hora das perguntas






Foto da turma com o craque Catapimba


Organizando a hora das compras




Depois do lanche, hora de brincar na pracinha






                                                           Chegada na escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário