Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

   Hoje, como em todas as segundas-feiras do ano letivo, saí da minha escola às 17h 30min (correndo) porque às 18h tinha que estar na outra escola onde trabalho pela manhã para mais um reunião pedagógica.
  Só que esta reunião prometia algo diferente: um encontro com a escritora e ilustradora Margarida Botelho, promovido pela Editota Paulinas.
   Havia em mim uma expectativa muito grande por esse encontro, devido aos comentários que minha amiga, educadora e inspiradora Tânia Márcia Tomaszewski do blog PAIXÃO POR ALFABETIZAR E LETRAR havia postado em seu facebook na semana passada sobre essa autora.
   Qual não foi minha surpresa, ao constatar que Margarida Botelho é realmente uma pessoa encantadora, apaixonada pela educação e pela literatura de modo geral.
   Dentre tantos ensinamentos desta noite, uma fala dela ficou marcada "Nosso país não precisa de mais mudanças na educação. Nós precisamos de mudança nos educadores."
   Como realiza um trabalho que chama de projetos artístico-educativos, ela busca inspiração nas dificuldades que encontra para realizar alguns desses projetos. E é daí que surgem suas maravilhosas obras que tive o prazer de conhecer hoje. Além de escrever belas histórias, é ela mesma quem ilustra e  diagrama seus livros. Como também é arquiteta e mestra em Desing e Ilustração realiza um belíssimo trabalho artístico construíndo os personagens e os cenários usando a reciclagem.
   Para finalizar a noite nos ensinou a construir um personagem com uma técnica em que utiliza arame e fita adesiva. Os bonecos ganham movimento pois é possível articulá-los da maneira que desejarmos.
   Seguem as fotos para que possam ter uma ideia do trabalho desta maravilhosa escritora que realiza projetos na África, Índia, Amazônia, ...  e o endereço de seu site www.margaridabotelho.com .












Um dos personagens de seus livros. Ela comentou que leva esses personagens para aula para que os alunos se sintam mais próximos de seus livros e de suas histórias. E para que assim possam entrar dentro dos livros.



   Iniciando a construção de um personagem na oficina que ela nos ofereceu no final da palestra.



   Revestindo a personagem com "sua pele" (fita adesiva). Agora é só criar, vestir, ... Minha personagem será uma menina africana.



Eu e autora Margarida Botelho.



   Livro que adquirí. Este livro é fantástico! Ele tem dois lados, duas histórias e no meio um jogo. De um lado conta a experiência que viveu na África com os refugiados do campo e do outro ela faz um paralelo com a sua vida, sua rotina.
   Aqui Eva, a menina africana.



Autógrafo que ganhei.




Aqui, a própria autora.




E para encerrar, uma pergunta para refletirmos:
"Será que somos nós que entramos dentro dos LIVROS, ou são os livros que entram dentro de NÓS?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário