Com ele trabalhamos alguns poemas sobre o significado das palavras de uma maneira poética. Entre eles: AS CORES E AS PALAVRAS.
Primeiro ela fez um ditado conosco. Em uma folha dividida em oito partes iguais, pediu que representássemos através de desenho, em cada uma das partes, algo que fosse: QUENTE, FRIO, CHATO, DIVERTIDO, MOLE, PEQUENO, TRISTE e NOVO.
A seguir, segue uma lista com algumas atividades possíveis a partir da primeira:
- Listar no quadro negro, o que desenharam.
- Colocar as palavras em pequenos pedaços de papéis para fazer o sorteio do bingo.
- Organizar as palavras em ordem alfabética.
- Classificá-las em abstratas e concretas (o que podemos tocar e o que podemos apenas sentir).
- Escolher uma das palavras e escrever um definição em forma de poesia (quadrinha) para ela.
- Comparar essas definições com o que diz o dicionário.
- Juntar as definições criadas pela turma e montar um livrinho.
Para ilustrar um dos poemas de Elias José, AS CORES E AS PALAVRAS, fiz um PowerPoit:
Nenhum comentário:
Postar um comentário