Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CRIAÇÃO DO MUNDO

      Uma história bem legal para refletirmos com as crianças sobre a importância da criação de Deus e acima de tudo, sobre a importância do ser humano nessa criação.    Esse material foi um emprétimo da colega Tatiana. Achei muito interessante e resolvi me aventurar no Paint para reproduzir as ilustrações. Até que não me saí mal.Apresentação criação do mundo

domingo, 24 de junho de 2012

ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM

   Ilan Brenman diz que é através das histórias, que as crianças resolvem muitos de seus conflitos e medos.
   "Até as princesas soltam pum" é uma de suas histórias que aborda de uma maneira divertida, um tema delicado e mal cheiroso que muitas vezes colocam as crianças em situações constrangedoras diante de seus colegas e até mesmo de adultos.









MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

   Mais uma sugestão de história pra se trabalhar as diferenças.
   Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado - Editora Ática.



Vídeo com a história




BOM DIA, TODAS AS CORES

   Mais uma bela história da fantástica Ruth Rocha: Bom dia, todas as cores.




HISTÓRIA NARRADA PELA PRÓPRIA RUTH ROCHA.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

ARTE - XILOGRAVURA

   Uma das atividades de artes sugerida em nosso livro didático é a xilogravura.
   Uma técnica em que se talha a madeira, passe-se um rolinho de borracha com tinta e depois com o auxílio de uma prensa se imprime no papel.
   Com as crianças podemos fazer isso utilizando bandejas de isopor e palito de churrasquinho. Primeiro se faz o desenho  no isopor com o auxílio do palito. Depois, é só cobrir o isopor com têmpera preta e carimbar na folha de desenho.
   Como estamos na Semana Notre Dame no CMA, nosso trabalho foi sobre um dos símbolos da congregação: o girassol.
  
   "Assim com o girassol se volta para o Sol, também nós devemos estar sempre voltados para Deus."

   O resultado do trabalho ficou ótimo. Veja alguns:










22 DE JUNHO - DIA DO EDUCADOR NOTRE DAME

   O dia 22 de junho foi atribuído pelas Irmãs de Nossa Senhora, como dia do Educador Notre Dame por ser a data em que Júlia Billiart, fundadora da Congregação, foi canonizada no ano de 1969 pelo Papa Paulo VI.
   Hoje pela manhã, durante a oração pelo som, a Irmã mencionou esse fato com os alunos uma vez que a escola celebrou a Semana ND de 15 a 22 de junho.
   Como na hora do recreio estava chovendo e os alunos ficaram em sala de aula, deixei folhas para que desenhassem. Ao voltar para aula após o intervalo, fui surpreendida pelas alunas Roberta e Carolina com uma homenagem pelo dia do Educador Notre Dame. Fiquei muito emocionada! Não tem nada que pague o carinho dessas pequenas. Todo cansaço e qualquer tipo de desânimo nessa hora vai-se embora e tudo o que fica são os ensinamentos de Santa Júlia "Tenha a simplicidade de criança para com seu Deus, confiança filial em toda a sua conduta." (Carta 79)






  
  

quarta-feira, 20 de junho de 2012

FESTAS JUNINAS

   Com as Festas Juninas acontecendo, é sempre bom trabalhar com os alunos questões ambientais e de saúde também. Brincadeiras com fogo e balões de São João, oferecem sempre muito perigo ao meio ambiente, assim como a nossa saúde.
    Uma ótima sugestão de literatura infantil para abordar o tema é FOGO NO CÉU! Uma obra de Mary e Eliardo França, da Editora Ática.


   Preparei essa história de uma maneira diferente para trabalhar com meus alunos. Com desenhos das cenas digitalizados e coloridos com giz de cera, montei um álbum seriado utilizando um calendário de parede antigo.
   Já que falamos em meio ambiente, fica a dica, os calendários são ótimos para essas atividades.
   Vejam as fotos:

























   Construção de gráficos a partir  do número de animais que apracem na cena.



   

FAMÍLIA

   Não existe nada mais importnte na vida da gente do que a família.

   Porém, com o passar dos anos, as famílias tem mudado muito seu perfil. Hoje temos muitos tipos de família: famílias de pai, mãe e filhos, famílias só de mãe e filhos, famílias só de pai e filhos, família só com avós e netos... enfim, não importa como nossa família é formada. O que realmente importa é que nessa família não falte amor, carinho, respeito, cuidado uns pelos outros. 
   O livro "Todo mundo tem família" aborda de uma maneira lúdica esse tema tão importante de ser trabalhado com nossos pequenos. As crianças interagem na construção do mesmo ilustrando e representando suas famílias e os outros diferentes tipos.
   Um presente bem legal para ser entregue aos pais após as comemorações de dia de mães e/ou pais na escola.





   Na noite do dia 19 de junho, o CMA comemorou a Festa da Família. Uma data onde toda a família dos alunos é convidada a comparecer para prestigiar as apresentações organizadas pela professora de música juntamente com a professora da turma.

   A turma 121 estava belíssima em sua apresentação. Um momento emocionante para todos que fazem parte dessa grande família.














sábado, 16 de junho de 2012

LEITURA SEMPRE


 Dispensa maiores explicações.




LEITURA PARA CRIANÇAS

   "Se você quiser que seus filhos sejam inteligentes, leia contos de fadas para eles. Se quiser que sejam mais inteligentes, leia mais contos de fadas."
 Albert Einstein

   Contar histórias para as crianças é fundamental para que as mesmas sejam mais inteligentes, aprendam a lidar com seus medos, adquiram o gosto pela leitura....enfim, são muitos os benifícios de introduzir os pequenos nesse mundo maravilhoso que são os livros.
   Ano passado postei aqui um vídeo do escritor Ilan Brenman que fala com muita propriedade sobre esse tema. 
   Ontem ao levar minha turma do CMA à 28ª Feira do Livro de Canoas, o vi saindo de lá. Infelizmente, não pude dizer a ele o quanto admiro seu trabalho.
   Para quem ainda não o conhece, segue o vídeo onde ele fala sobre a importância de darmos "carne de língua" as nossas crianças. Vale a pena assistir!




ENCONTRO COM O ESCRITOR CARLOS URBIM NA FEIRA DO LIVRO DE CANOAS

   Nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a turma 121 do CMA voltou à 28ª Feira do Livro de Canoas para um bate papo com o escritor Carlos Urbim.
   Muito simpático e brincalhão ele contou as crianças como começou sua trajetória como escritor. Cresceu ouvindo muitas histórias de seus pais e quando teve seus próprios filhos repetiu a façanha dos mesmos. Foi então que ele pensou, por que não escrever essas histórias?
   E assim surgiu seu primeiro livro Um guri daltônico.


  Quase todo mundo consegue diferenciar verde de vermelho, mas Dadau não consegue. Quando o jogo é time verde contra time vermelho, ele passa a bola para o jogador errado. Sempre morde a parte branca e sem gosto da melancia, compra linha laranja no lugar da azul e acha complicado entender o semáforo. Dadau é um guri daltônico, mas como qualquer menino da sua idade, ele quer brincar, jogar bola e ajudar sua mãe nas compras. Ainda bem que ele é esperto e tem muitas ideias criativas para adaptar seus olhos a um mundo cheio de cores.
  Dadau é o próprio Carlos Urbim que conta de maneira divertida sua própria história como daltônico que é.
   Além dessa história falou também sobre uma traça que vive em uma biblioteca do livro Uma graça de Traça e Um saco de brinquedos que trata dos brinquedos folclóricos feitos em casa com sucatas.






   No final ainda confeccionou um balangandã (brinquedo folclórico) feito com jornal, fitas de papel crepom e um pedaço de cordão para as crianças verem.

   Acompanhe as fotos:




Confeccionando o balangandã










A aluna Marianne experimentando a brincadeira.




Eu e escritor Carlos Urbim





PROMOÇÃO SIGA O BLOG DA PROFE LUZINHA E COMENTE... CONTINUA

   Dando continuidade a promoção do blog, segue a foto do brinde do mês de junho.
   Para participar e concorrer basta ser seguidor(a) do blog, comentar uma postagem do mês do junho (exceto esta e da entrega do brinde anterior), ser moradorar(a) de Canoas e deixar um e-mail para contato no seu comentário.
   Participe e concorra. Boa sorte!

Brinde do mês: chaveiro e lápis com ponteira de sapinho em E.V.A


ENTREGA DO BRINDE DA PROMOÇÃO SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG, COMENTE E CONCORRA

   Nesta sexta-feira, dia 15 de junho, fiz a entrega do chaveiro da promoção do blog a minha querida amiga Tânia Márcia Tomaszewski.
   Parabéns! Valeu pela participação! Continue acompanhando e comentando.

    Eu e a Tânia!



ENCONTRO COM ESCRITOR HERMES BERNARDI JR. - FEIRA DO LIVRO DE CANOAS

   Ontem foi a vez de levar minha turma de segunda série do CMA à Feira do Livro para um bate papo com o escritor e ilustrador Hermes Bernardi Jr. Ele falou com as crianças sobre seu 10º livro "E um rinoceronte dobrado".


   Como o próprio autor diz, seu décimo filho dos 23 que tem e pelo qual tem um carinho muito grande pois o mesmo está sendo traduzido para o Espanhol e o Italiano.

   No You Tube encontrei um vídeo bem legal também sobre essa história. Uma outra maneira de contar a história depois de trabalhar com o livro. Veja:

 


 
    Muitas histórias foram contadas por ele sobre sua infância e o desejo que ele tinha de ler todos aqueles livros da estante da sua casa e que sua mãe não o deixava pegar.
   Ele relatou que quando seus pais não estavam ele subia na estante, pegava os livros e deitava no tapete da sala e lia, lia, lia até matar aquela vontade toda.

Hermes Bernardi Jr. demonstrando como fazia para ler os livros.


   Depois de ouvir um pouco sobre sua vida, Hermes abriu espaço para os alunos perguntarem e saciarem sua curiosidade.

O aluno Rael fazendo sua pergunta.


Agora a vez de Leonardo e mais dois colegas de outra turma
que também foram com a gente.


Hermes Bernardi enquanto relatava seus feitos sobre literatura.





 


 




Autógrafo que ele deu no livro que presenteei minha sobrinha e aluna Sofia.