Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O MENINO E O MURO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE TRABALHO COM A HISTÓRIA

1- Leitura da história para os alunos ou audição da mesma através de outro recurso.


    Segue sugestão do Portal do professor.
Obs.: Após entrar no site, clique em visualizar recurso.

2- Socialização da história com os alunos.

3- Fazer uma lista com os nomes dos desenhos que eles fizeram.

 
DESENHO DA HISTÓRIA





LISTA DAS PALAVRAS
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________


4- Em papel pardo representar o muro da casa do menino e ilustrá-lo com desenhos produzidos pelas crianças das coisas que o menino desenhou e que foram citadas na história.
  
5- Colar os desenhos que eles produziram no "muro".
 Esse é o nosso muro ilustrado com os desenhos dos alunos.



6- Digitar essas palavras e confeccionar fichas com elas. Disponibilizar as palavras em círculo com os alunos e desafiá-los a ler uma palavra, localizar o desenho que a representa no "muro" e colar próximo a ela.

Atividade realizada com minha turma de 1º ano.










 
7- Fazer um bingo com as palavras da história.










8- Distribuir folhas com as sílabas das palavras trabalhadas em desordem para que os alunos as ordene e colem no caderno.

SA
CA

RES
FLO

TO
GA

RO
CAR

NHO
CA
MI

SA
RO
PÁS

CA
JA

VO
ÁR
RE

BO
TAS
BOR
LE

Obs.: As configurações das tabelas não ficaram boas após a postagem.  Desculpem-me! São apenas sugestões.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

   Hoje, como em todas as segundas-feiras do ano letivo, saí da minha escola às 17h 30min (correndo) porque às 18h tinha que estar na outra escola onde trabalho pela manhã para mais um reunião pedagógica.
  Só que esta reunião prometia algo diferente: um encontro com a escritora e ilustradora Margarida Botelho, promovido pela Editota Paulinas.
   Havia em mim uma expectativa muito grande por esse encontro, devido aos comentários que minha amiga, educadora e inspiradora Tânia Márcia Tomaszewski do blog PAIXÃO POR ALFABETIZAR E LETRAR havia postado em seu facebook na semana passada sobre essa autora.
   Qual não foi minha surpresa, ao constatar que Margarida Botelho é realmente uma pessoa encantadora, apaixonada pela educação e pela literatura de modo geral.
   Dentre tantos ensinamentos desta noite, uma fala dela ficou marcada "Nosso país não precisa de mais mudanças na educação. Nós precisamos de mudança nos educadores."
   Como realiza um trabalho que chama de projetos artístico-educativos, ela busca inspiração nas dificuldades que encontra para realizar alguns desses projetos. E é daí que surgem suas maravilhosas obras que tive o prazer de conhecer hoje. Além de escrever belas histórias, é ela mesma quem ilustra e  diagrama seus livros. Como também é arquiteta e mestra em Desing e Ilustração realiza um belíssimo trabalho artístico construíndo os personagens e os cenários usando a reciclagem.
   Para finalizar a noite nos ensinou a construir um personagem com uma técnica em que utiliza arame e fita adesiva. Os bonecos ganham movimento pois é possível articulá-los da maneira que desejarmos.
   Seguem as fotos para que possam ter uma ideia do trabalho desta maravilhosa escritora que realiza projetos na África, Índia, Amazônia, ...  e o endereço de seu site www.margaridabotelho.com .












Um dos personagens de seus livros. Ela comentou que leva esses personagens para aula para que os alunos se sintam mais próximos de seus livros e de suas histórias. E para que assim possam entrar dentro dos livros.



   Iniciando a construção de um personagem na oficina que ela nos ofereceu no final da palestra.



   Revestindo a personagem com "sua pele" (fita adesiva). Agora é só criar, vestir, ... Minha personagem será uma menina africana.



Eu e autora Margarida Botelho.



   Livro que adquirí. Este livro é fantástico! Ele tem dois lados, duas histórias e no meio um jogo. De um lado conta a experiência que viveu na África com os refugiados do campo e do outro ela faz um paralelo com a sua vida, sua rotina.
   Aqui Eva, a menina africana.



Autógrafo que ganhei.




Aqui, a própria autora.




E para encerrar, uma pergunta para refletirmos:
"Será que somos nós que entramos dentro dos LIVROS, ou são os livros que entram dentro de NÓS?"


domingo, 27 de maio de 2012

SORTEIO NO BLOG DA LUZINHA

   Pra concorrer a este lindo chaveiro, basta ser seguidor(a) do blog, deixar um comentário em alguma postagem do mês de maio, ser morador(a) de Canoas e deixar um e-mail pra contato. O sorteio será no início do mês de junho.
   Cada mês uma novidade. Siga, comente e concorra!
   Fico no aguardo de sua visita e de seus comentários. BOA SORTE!


A MAIOR FLOR DO MUNDO - JOSÉ SARAMAGO

A maior flor do mundo é uma história belíssima de José Saramago. Através dela podemos aprender sobre o valor da amizade.


 

LIVROS: PARA QUEM APRECIA UMA BOA LEITURA

Um país se faz com homens e livros.
Monteiro Lobato

Um vídeo encantador e emocionante!






terça-feira, 22 de maio de 2012

CONTO AFRICANO

   Sabem porque o rato foge do rato?  Não! Então assistam este vídeo com um Conto Africano e descubra porque esses dois já foram amigos mas, não para sempre.




   Este vídeo é baseado na história CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS, de Rogério Andrade Barbosa


  
   

sábado, 19 de maio de 2012

A CRIANÇA EM SEU MUNDO

Um excelente vídeo sobre nossas crianças e o mundo em que vivem.

terça-feira, 15 de maio de 2012

FEIRA DO LIVRO DE CANOAS


  

   A 28ª FEIRA DO LIVRO DE CANOAS  que acontece de 1 a 16 de junho está com uma ótima programação: encontro com autores, contação de histórias e espetáculos entre outras atividades. Vale conferir e aproveitar para levar nossos alunos para apreciar esse evento que já é tradição em nosso município pela comemoração de seu aniversário de emancipação política.

   Confira a programação completa no Blog da Feira do Livro. Segue o link:

                        http://feiradolivrocanoas.blogspot.com.br/

   Compartilhe esse mundo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SUGESTÃO DE PRESENTE PARA AS MÃES

   Apesar de já ter passado a data mas, valendo para o próximo ano, deixo uma dica bem legal de presente para mães ou, porque não, avós, pais, etc.

   Você vai precisar de:

    uma camiseta branca
    uma lixa d'água
    uma caixa de giz de cera
    um ferro de passar roupa

   Peça para as crianças fazerem um desenho bem legal na lixa e colorir bem forte com o giz de cera.
   Cuidado, caso queiram escrever algo. Isso deve ser feito da direita para esquerda e de forma espelhada para quando for passar pra camiseta, ficar correto.
    Depois de pronto o desenho, forre a camiseta com um papel durinho por dentro, centralize a lixa com o lado do desenho para baixo e passe o ferro de passar quente, na parte de trás da lixa várias vezes para que o desenho fixe na camiseta.
   Pronto! Você acaba de personalizar uma linda camiseta para presentear quem você ama.

   Veja:




SUGESTÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

   Olá! Hoje quero me desculpar pela falta de tempo para passar por aqui e deixar coisas bacanas. A Pós e mais as atividades das escolas tem tomado bastante meu tempo.
   Mas quero aproveitar para indicar um site de jogos muito legal para usarmos com os pequenos: escola games. Vale a pena conferir! Segue o link:

http://www.escolagames.com.br/