Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONTANDO E (RE)CONTANDO HISTÓRIAS

   
  SELEÇÃO DO TEMA




   O presente projeto surgiu a partir de um episódio do Sítio do Pica Pau Amarelo assistido com meus alunos do primeiro ano. As crianças demonstraram bastante interesse pelos personagens e pelas histórias contadas pelo Visconde de Sabugosa e a Emília.
   A partir de então fomos em busca de materiais diversos sobre o tema e da literatura criada por Monteiro Lobato.
   O exercício da leitura literária possibilita às crianças, não só uma alternativa de lazer e prazer, mas também torna o mundo e a vida compreensíveis para elas. Permite também desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e construção de sentido dos textos lidos.
    O trabalho com a literatura infantil pode trazer muitas contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando assim a formar leitores.
    O trabalho com crianças de ensino fundamental, anos iniciais, exige dos professores muita criatividade e ludicidade. Sendo assim, a literatura infantil é um recurso que deve ser muito utilizado, pois é através das histórias que estimulamos significativamente o imaginário das crianças. Isso se confirma na ideia de (Bettelheim, 1978) quando diz que os contos de fada, diferentemente de outras formas de literatura, auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças transmitindo valores e perspectivas, sejam relativas à vida e aos sentimentos, sejam em relação ao ser humano na sua complexidade.
   Por isso, acredito que precisamos oportunizar para todas as crianças, oportunidades de ouvir alguém contando histórias, de ter livrinhos para manusearem e serem estimuladas a criarem suas próprias histórias.
   3- OBJETIVOS
        OBJETIVO GERAL
 
         Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita através das histórias infantis.
 
         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
  • Conhecer os usos e as funções sociais da escrita.
  • Conhecer os usos da escrita na cultura escolar.
  • Desenvolver capacidades necessárias para o uso da leitura e da escrita no contexto escolar.

PAINEL COM ALGUNS DOS PERSONAGENS DO SÍTIO



MARCADORES DE PÁGINA: EMÍLIA E VISCONDE DE SABUGOSA

  • Atividade realizadas em grupos





TRABALHANDO COM A LETRA DA MÚSICA EMÍLIA, A BONECA GENTE

  • Localizar a palavra EMÌLIA no texto e colorir de amarelo


TRABALHANDO COM O ALFABETO MÓVEL (EM GRUPOS)

  • Montar a palavra EMÍLIA











CONFECÇÃO DE MÁSCARAS DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA



    TRABALHO NO LABIN COM A PROFESSORA SILVIA


.