Blogger Backgrounds

Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

RECESSO TERMINANDO! HORA DE RECOMEÇAR...

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela





"A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros."
Herbert Spencer


Bom retorno à todos e um excelente segundo semestre!
Profe Luzinha

segunda-feira, 18 de julho de 2011

M antes de B e P

   Hoje, na reunião pedagógica da minha escola, tivemos o encerramneto de um ciclo de palestras com a fonoaudióloga Isabel Chesini, sobre as dificuldades ortográficas a serem trabalhadas com as crianças.
   Tivemos que, em duplas, organizar algumas atividades para trabalhar essas dificuldades a partir de um material que ela nos passou com algumas orientações e apresentar para grupo depois. Este material dizia o seguinte:
   "Há uma razão articulatória para o uso do m antes do b e p: os três fonemas compartilham o mesmo ponto articulatório (são fonemas bilabiais). O fonema n por sua característica linguodental, se emitido antes de p e b, dificultaria a co-articulação desses fonemas. Essa razão deve ser explicada e exemplificada para o aprendiz."
   Eu e aminha colega Dulci (Coordenadora da Educação Infantil) fizemos um poema que explicasse a regra.
   Vamos ao poema!

   A BRIGA DO M COM O N

   Certo dia o N
   Queria com o B e o P brincar
   O M disse que não podia
   Pois ali não era o seu lugar.

   O N ficou intrigado
   Pois não entendia o motivo
   O M explicou com cuidado
   Que ele era muito intrometido.

   O M pediu que ele
   Prestasse muita atenção
   No movimento da boca
   E sua articulação.

   _ Não vês que
   com M, B e P o lábio se aperta
   E as demais consoantes
   O deixam de boca aberta?

   Sombra, pomba e campo
   Os lábios ficam juntinhos.
   Canta, anda e dança
   Ficam bem separadinhos.

   Segue algumas sugestões de atividades para trabalhar a regra:
  •  pesquisar em jornais ou revistas palavras onde apareçem o m antes de b ou p e o n antes das demais vogais.
  • fazer um painel com essas palavras para fixar na sala. É importante que as crianças vizualizem para ajudar a fixar.
  • selecionar algumas palavras encontradas e ilustrá-las.
  • realizar ditado a partir dessas palavras.
  • construir frases.
  • caça-palavras.
  • cruzadinhas.
  • listas de palavras para completar com M ou N.

 

sábado, 16 de julho de 2011

Ex. ET's - Será que existem? Você conhece algum?

   Dia 12 de julho, no curso de Pró-letramento/Canoas, assitimos este video do You Tube por indicação da colega Melissa. Será que você conhece algum Ex. E.T's?
Depois de assistir este video, fica a reflexão. DIVIRTAM-SE!


terça-feira, 12 de julho de 2011

TRABALHO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

   ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM MINHA TURMA DE 2ª SÉRIE NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA A PARTIR DA HISTÓRIA O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE, QUANDO TRABALHAMOS O CONTEÚDO ZONA RURAL E ZONA URBANA.
   CADA CRIANÇA RECEBEU UM TRECHO DA HISTÓRIA PARA ILUSTRAR NO PAINT.
   NOSSA COLEGA LISA DO LABORATÓRIO NOS PREPAROU UMA SURPRESA MONTANDO UM POWERPOINT COM OS TRABALHOS. MUITO LEGAL! VEJA COMO FICOU.


sábado, 2 de julho de 2011

BATE-PAPO COM GLAUCIA DE SOUZA NA FEIRA DO LIVRO DE CANOAS

    Conforme já havia comentado aqui, no dia 14 de junho participei de um encontro com autores na 27ª Feira do Livro de Canoas. Nesta oportunidade, tive o prazer de conhecer Glaucia de Souza, autora de diversos livros de poesia para crianças. Além de escritora, ela também é professora.
    Neste dia, adquiri o livro ASTRO LÁBIO de sua autoria e ganhei um lindo autógrafo.
   




Eu e a Glaucia


A Glaucia é a que está sentada. Ao seu lado, Dilan Camargo, minha prof. Tânia (Pró-letramento) e Alexandre Brito.

   O livro que comprei
   com o autógrafo
   que ganhei!



 
    Minha escola municipal faz parte do Projeto Fome de Ler promovido pela SME. Este projeto consiste, entre outras atividades, na visita de alguns autores nas escolas. Adivinhem quem visitará a minha? Glaucia de Souza. Ela virá para conversar com os alunos sobre seu trabalho.
    Agora, teremos que prepará-los para recebê-la.
    Depois contarei como foi.