Hoje, na reunião pedagógica da minha escola, tivemos o encerramneto de um ciclo de palestras com a fonoaudióloga Isabel Chesini, sobre as dificuldades ortográficas a serem trabalhadas com as crianças.
Tivemos que, em duplas, organizar algumas atividades para trabalhar essas dificuldades a partir de um material que ela nos passou com algumas orientações e apresentar para grupo depois. Este material dizia o seguinte:
"Há uma razão articulatória para o uso do m antes do b e p: os três fonemas compartilham o mesmo ponto articulatório (são fonemas bilabiais). O fonema n por sua característica linguodental, se emitido antes de p e b, dificultaria a co-articulação desses fonemas. Essa razão deve ser explicada e exemplificada para o aprendiz."
Eu e aminha colega Dulci (Coordenadora da Educação Infantil) fizemos um poema que explicasse a regra.
Vamos ao poema!
A BRIGA DO M COM O N
Certo dia o N
Queria com o B e o P brincar
O M disse que não podia
Pois ali não era o seu lugar.
O N ficou intrigado
Pois não entendia o motivo
O M explicou com cuidado
Que ele era muito intrometido.
O M pediu que ele
Prestasse muita atenção
No movimento da boca
E sua articulação.
_ Não vês que
com M, B e P o lábio se aperta
E as demais consoantes
O deixam de boca aberta?
Sombra, pomba e campo
Os lábios ficam juntinhos.
Canta, anda e dança
Ficam bem separadinhos.
Segue algumas sugestões de atividades para trabalhar a regra:
- pesquisar em jornais ou revistas palavras onde apareçem o m antes de b ou p e o n antes das demais vogais.
- fazer um painel com essas palavras para fixar na sala. É importante que as crianças vizualizem para ajudar a fixar.
- selecionar algumas palavras encontradas e ilustrá-las.
- realizar ditado a partir dessas palavras.
- construir frases.
- caça-palavras.
- cruzadinhas.
- listas de palavras para completar com M ou N.